Whitney Houston

By February 1, 2016 Uncategorized
Witney Houston Cantora ao vivo

Apelidada de The Voice, Whitney Houston, 1963/2012, é considerada uma das mais belas e potentes vozes da história da música mundial. É classificada como sendo Mezzo-soprano Dramático, com um registro vocal de 4 oitavas (A2-A6), sendo que suas principais características vocais mais fortes são os melismas e vibratos.

Whitney, no decorrer de sua carreira, passou por vários estágios de voz. Iniciou a carreira sendo Soprano spinto e posteriormente passou a ser Mezzo-soprano Dramático com um timbre mais pesado e potente. Em 2003 a MTV americana juntamente com a Revista Blender a nomeou a 3ª maior cantora entre as 22 Maiores Vozes da música por votação online e por leitores da revista. Em 2008, Whitney foi listada na Rolling Stone na 34ª posição de os 100 maiores cantores de todos os tempos, afirmando que poucos vocalistas poderiam cantar 45 segundos da abertura de uma canção desacompanhada por instrumentos (acapella), fazendo menção a versão de “I Will Always Love You” feita por Whitney. Em sua revisão do álbum “I Look To You”, o crítico musical Ann Powers do Los Angeles Times escreveu que a voz de Whitney inspira as carreiras de vários cantores e afirma que quando ela estava no seu melhor, nada poderia competir com seu talento de mezzo-soprano.

O estilo vocal de Whitney tem sido significativo na indústria da música e tem influenciado gerações. Ela tem sido chamada de “Rainha do Pop” por sua influência na década de 1990, “brigando” comercialmente com Celine Dion e Mariah Carey. Stephen Holden do The New York Times, em sua revisão do show realizado na casa de espetáculos Radio City Music Hall, em 20 de julho 1993 elogiou muito a atitude de Whitney como cantora, escrevendo que Whitney Houston é um das poucas estrelas pop contemporâneos das quais pode-se dizer que tem voz o suficiente. Enquanto outros artistas, cujo vendem milhões de álbuns, apelam aos truques de pirotecnia, Whitney preferia ficar ali e cantar. Elysa Gardner de Los Angeles Times em sua revisão para a trilha sonora de “The Preacher’s Wife” elogiou muito a capacidade vocal de Whitney, comentando: Ela é antes de tudo uma diva pop, a melhor que temos.

Registros vocais

Notas mais baixas:

A2 na canção Fine do álbum Whitney: The Greatest Hits; A2 performance da canção When You Believe no programa The Oprah Winfrey Show; Bb2 na canção You Light Up My Life do álbum Just Whitney; C3 na canção I Learned From The Best do álbum My Love is Your Love; C#3 Try it On My Own.

Notas mais altas:

C6 na canção Someone For Me do álbum “Whitney Houston”, C6 na canção I’m Every Woman (remix), de 1992; D6 na performance da canção I Am Changing em Nova York; D6 na performance da canção I Learned From The Best durante a turnê “Nothin’ But Love” em 2010; G6 e A6 na performance da canção I Wanna Dance With Somebody em Brunei em 1996.

Notas mais longas:

18s em Greatest Love Of All durante o show “Welcome Home Heroes”; 17s em A Song For You do album “I Look to You”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Whitney_Houston

Leave a Reply